Ouvidoria IFAM CSGC
Ajude a aprimorar os serviços públicos por meio de reclamações, elogios ou sugestões, ou ainda, registre uma denúncia.
Olá! Seja bem-vindo! Você está na página da Ouvidoria do Instituto Federal do Amazonas Campus São Gabriel da Cachoeira. Neste espaço trouxemos as principais informações sobre quem somos, o trabalho que desenvolvemos e como utilizar os nossos serviços.
O Fala.BR é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal. Por meio dela você pode enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de Ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações) aos órgãos e entidades. Essa página reserva alguns materiais pertinentes a plataforma.

Embora seja obrigatório a utilização da plataforma Fala.Br para o registro das manifestações, a Ouvidoria conta com outros canais de atendimentos, vejamos:
IFAM Reitoria (Geral)
- E-mail: ouvidoria@ifam.edu.br
- Telefone: (92) 98234-1136
- Atendimento presencial: Sala da Ouvidoria, no endereço: Av. Ferreira Pena, nº 1109, Centro;
- Carta: entregar no prédio da Reitoria. Endereço: Av. Ferreira Pena, nº 1109, Centro;
- Protocolo: entregar diretamente no protocolo da Reitoria ou por meio do SIPAC.
IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira
- E-mail: ouvidoria.csgc@ifam.edu.br
- Presencialmente: Na sala da Ouvidoria no IFAM-CSGC. Endereço: BR 307, Km 03, s/nº, Cachoeirinha., São Gabriel da Cachoeira, AM, Brazil, 69750-000.
Contudo, é importante ressaltar que, independentemente do canal de entrada, a manifestação será registrada na plataforma Fala.Br, pelo próprio usuário ou pela Ouvidoria, quando necessário.
A Ouvidoria é uma instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das seguintes manifestações: reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados pelos órgãos ou entidades públicas.
A unidade trabalha para contribuir com a melhoria de práticas e procedimentos dos serviços prestados. Por meio das manifestações recebidas é possível identificar falhas, incongruências, atrasos, inadequações, entre outros problemas, levando, assim, os envolvidos a aperfeiçoá-los e corrigi-los mediante a busca dialogada do consenso.
De acordo com a Portaria Normativa CGU nº 116, de 18 de março de 2024, todas manifestações recebidas pela Ouvidoria devem ser cadastradas na plataforma da Controladoria Geral da União (CGU) - o Fala.Br.
Por meio deste sistema recebemos, tratamos e concluímos as manifestações. O Fala.Br visa dar maior segurança e comodidade ao usuário do serviço que pode contar com um sistema integrado, no qual todos os órgãos e entidades da administração pública federal estão cadastrado, sendo a CGU responsável por monitorar as demandas que passam por lá, intervindo sempre que necessário.
O usuário pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio das seguintes manifestações:
- Denúncia: ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes;
- Elogio: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido pelo IFAM;
- Reclamação: demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço;
- Solicitação: Requerimento de adoção de providência por parte da Administração do IFAM.
- Sugestão: pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades administração pública federal.